Loja Online

Twitter Facebook Google Plus

Já Experimentaste?

OPP - Plataforma "Horta da Terra e Longevidade"

Couve
Freeimages.com/Michael & Christa Richert

A proposta "Plataforma Horta da Terra e Longevidade" submetido no Orçamento Participativo de Portugal (OPP) e que conta com o apoio do CCVFloresta foi aceite e está para votação de 7 de junho a 10 de setembro.

Viver mais e melhor, tendo em conta os fatores genéticos, ambientais e culturais. O principal objetivo desta proposta, selecionada numa sessão da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, é melhorar a vida dos cidadãos da região de Proença-a-Nova, da comunidade da Beira Baixa, com possibilidades de alargar a todo o país, através um projeto intergeracional sobre como, selecionar, produzir ou comprar, produtos alimentares silvestres e cultivados da época, oriundos da região, de preferência de produção biológica, para confecionar refeições equilibradas do ponto de vista nutricional, das necessidades individuais (idade, limitações dietéticas) e possíveis interações medicamentosas. Este projeto contribuirá com informações associadas à biologia dos alimentos, nutricêutica, gastronomia, assim como comportamentos de segurança na produção e alimentação, no contexto de alimentação saudável e envelhecimento ativo. Simultaneamente, este projeto proporcionará uma lista de produtores e comerciantes de produtos locais, o uso de plantas do campo e da floresta na alimentação, a proteção da natureza, etc. Estas informações serão divulgadas e promovidas através de vários meios tais como, atividades na horta, sessões de esclarecimento com especialistas (investigadores em biomedicina, nutricionistas, jardinagem, entre outros) criação de uma plataforma digital, outras TIC, guias e ou pequenos manuais, agendas municipais, postos de turismo, etc.

O projeto “Horta da terra e longevidade” conta com a colaboração de várias entidades parceiras ligadas às áreas da ciência, saúde, tecnologias de informação e comunicação (Centro de Neurociências e Biologia Celular, IPCB, CCVFloresta, Município de Proença-a-Nova, IPSS locais, Centros de Saúde, e outras que venham a aderir ao projeto) na dinamização das iniciativas e na supervisão científica e técnica.

Orçamento projeto: 30360 euros.
Duração fase prévia: 6 meses.
Duração projeto: 18 meses.

Saiba mais em opp.gov.pt


© 2012 - 2017 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo (incluindo feriados) das 09h30 às 18h30

Horário de Verão
(Junho, julho, agosto e setembro)
Terça a sexta das 09h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 19h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro


Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia