Loja Online

Twitter Facebook Google Plus

Já Experimentaste?

Fazer um Pouco pode Mudar Muito - Corpo, Energia e Alterações Climáticas

Noite Europeia dos Investigadores

Local
Bar da Floresta
Centro Ciência Viva da Floresta

Convidada
Anabela Marisa Azul
CNC - Universidade de Coimbra

Horário
30 de setembro, às 21h00

Entrada gratuita

O que significa Alterações Climáticas? O que é o Efeito de Estufa? O que são gases de efeito estufa? Que pouco posso fazer para mudar muito? Sensibilizar para a temática alterações climáticas passa por conhecer a energia para a vida do nosso corpo e do mundo à nossa volta. Todas as ações comuns ao dia-a-dia, alimentação, produção, transporte, comunicação, saúde e bem-estar, requerem energia e estão associadas a emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, com impactes para a sustentabilidade e saúde das pessoas. Os valores de emissão de dióxido de carbono aproximam-nos do imprevisível. Somos mais de 7 mil milhões. A variação gradual e natural do clima passa por todos e cada um.

Visitas gratuitas às exposições a partir das 20h00.


Anabela Marisa AzulAnabela Marisa Azul, licenciada e doutorada em Biologia, especialização em Ecologia, pela Universidade de Coimbra, é membro integrado do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, onde apoia a implementação dos programas de pós-graduação e investigação translacional em ciências da vida, saúde e ambiente. Tem ampla experiência em biologia e ecologia do solo, atributos funcionais dos fungos e das simbioses planta-fungo micorrizas, desenvolvimento de redes de conhecimento científico e mobilização de atores sociais e económicos, e programas de ciência e sociedade. Os seus interesses de investigação incidem em interdisciplinaridade para a saúde e a sustentabilidade, atributos funcionais dos fungos, nomeadamente trufas e outros fungos comestíveis, estudos arte-ciência e comunicação de ciência.

Sobre a Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) aproxima cientistas e público geral num convívio informal, lúdico e educativo. A troca de ideias e experiências que a esta iniciativa proporciona contribui para o esclarecimento do que é ser cientista, do que é a Ciência e quais os principais temas de investigação atuais.

A primeira edição da NEI data de 2005. A Comissão Europeia, no âmbito dos Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento, tem promovido e financiado esta iniciativa que ocorre no mesmo dia em diversos países europeus e Israel. Através da realização de atividades que constituem uma boa alternativa ao típico programa de noite de sexta-feira, procura-se criar um ambiente propício à interação entre a comunidade científica e o público, sejam jovens com interesse em seguir uma carreira na área, crianças e adultos curiosos, professores que procuram dinamizar as suas aulas, ou qualquer outra pessoa em busca de uma noite diferente.

Para usufruir das atividades basta ter uma curiosidade aguçada e vontade de aprender mais sobre ciência e sobre quem a faz.

Atividades

Do Moinho de Vento ao Aerogerador
Constroí um moinho de vento a partir de materiais de uso comum recicláveis. Ao recorreres a fontes de energia renováveis estás a dar um passo importante rumo à economia do carbono e ao desenvolvimento sustentável. Podes fazer a diferença!

Jardim Reciclado
Cria um jardim de aromáticas reutilizando materiais, reduzindo assim as quantidades de resíduos que vão para os aterros!

Atividades gratuitas durante os meses de setembro e outubro. Decorrem durante o horário de funcionamento do Centro mediante disponibilidade de monitores.

Saiba tudo em
www.noitedosinvestigadores.pt

CNC - Universidade de Coimbra

logos


© 2012 - 2018 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo (incluindo feriados) das 09h30 às 18h30

Horário de Verão
(Junho, julho, agosto e setembro)
Terça a sexta das 09h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 19h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal


Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia