Loja Online

Twitter Facebook Google Plus

Já Experimentaste?

Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

O CCVFloresta associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência – 10 de novembro

No próximo dia 10 de novembro assinala-se o dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência. A Association of Science and Technology Centres (ASTC) assinala a data com a realização de um seminário online a ser transmitido no dia 10 de novembro entre as 14h00 e as 15h30.

Reunindo especialistas e jovens de todo o mundo, o seminário online destacará o desafio "Eco Hero" (Herói Eco), no qual os estudantes - trabalhando através de um centro de ciência local - procuram as melhores maneiras de enfrentar um de cinco desafios inspirados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU) adotados pelas nações do mundo no final de 2015: corta na carne, reduz o desperdício, explora a natureza, apaga as luzes e melhora o teu bem-estar. Várias equipas de estudantes produziram vídeos sobre sua experiência, incluindo uma mensagem que desejam partilhar com o mundo – os vídeos vencedores são selecionados pelos centros de ciência participantes e serão exibidos durante a conferência.

Cada apresentação contará com um especialista local que fornecerá informações sobre a ciência relevante para a questão abordada pelos jovens, seguido por alguns dos alunos envolvidos no projeto. Por fim, serão exibidos os vídeos vencedores de cada país.

Finalmente, resultado de uma colaboração da ASTC com o Grupo Principal da ONU para Crianças e Jovens, jovens investigadores comentam os vídeos realizados pelos estudantes e falam sobre a sua escolha de seguir uma carreira científica nas áreas abordadas.

Intervenientes:

O Centro Ciência Viva da Floresta lançou o desafio às escolas no início do mês de outubro. Apesar do pouco tempo de preparação foram várias as escolas que responderam. No final foram selecionados dois vídeos, o primeiro produzido pelo Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Joane, Vila Nova de Famalicão. O segundo vídeo foi produzido pelo Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Ambos serão exibidos durante o seminário do dia 10 de novembro.

A investigadora convidada pelo Centro Ciência Viva da Floresta para abordar a temática da degradação das florestas é Conceição Colaço, Investigadora auxiliar convidada no Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa e Investigadora no Laboratório Associado InBIO (Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva).

Pedro Calamote de Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes Florestais é outro português convidado para representar o Grupo Principal da ONU para Crianças e Jovens para a área da floresta.

O seminário online gratuito de 90 minutos realiza-se no domingo, 10 de novembro de 2019, a partir das 14h00. Os interessados podem inscrever-se em https://register.gotowebinar.com/register/8995993434644427789

O Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência (http://www.iscsmd.org) é um evento global anual que ilustra o impacto e o alcance de todos os centros e museus de ciência do mundo. Demonstra o papel que essas instituições desempenham com os seus milhões de visitantes na consciencialização e no envolvimento no desenvolvimento sustentável e nas soluções para desafios mundiais, como as alterações climáticas, saúde humana (VIH/SIDA, zika, água potável etc.), energia, resíduos, escassez de água, igualdade de género, oceanos e outras questões globais. Os centros de ciência e museus de todo o mundo aproveitam a oportunidade deste dia para celebrar e promover suas missões através de atividades não-formais de educação e envolvimento científico sobre os ODS.

O dia serve também para afirmar a universalidade da ciência e sua capacidade de construir pontes entre fronteiras geográficas, culturais e religiosas, ao abordar preocupações comuns. Todas as atividades do Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência mostram como a educação em ciência e tecnologia no apoio aos ODS tem um impacto que vai além do crescimento económico e pode servir um bem maior para o planeta e os seus habitantes.


© 2012 - 2019 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo (incluindo feriados) das 09h30 às 18h30

Horário de Verão
(Junho, julho, agosto e setembro)
Terça a sexta das 09h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 19h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal


Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia