Loja Online

Twitter Facebook Instagram

Já Experimentaste?

Reabertura do CCVFloresta - faça já a sua reserva! Saiba mais...

Rochas e Minerais - Norte de Portugal

Rochas e Minerais - Norte de Portugal

Exposição - até 31 de agosto

A exposição itinerante Rochas e Minerais - Norte de Portugal foi criada em 2016, pelos Parceiros da Região Norte dos Roteiros das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, sob a iniciativa do Município de Vila Pouca de Aguiar. Desde esse ano que dezenas de locais no Norte e agora também do Centro do País.

Esta exposição apresenta rochas e minerais da região Norte de Portugal, um espólio, que permite conhecer um pouco da Geodiversidade, da história geológica e do passado mineiro.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal reúne diferentes iniciativas e locais, de Norte a Sul do pais, entre os quais museus, centros de interpretação, centros de ciência, geoparques, minas e locais de interesse geológico, como é o caso do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, onde nos encontramos.

O Roteiro das Minas corresponde a uma plataforma de divulgação e promoção do Património Mineiro e Geológico de Portugal (www.roteirodeminas.pt). Desenvolvido pela Direção Geral de Energia e Geologia - DGEG e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro EDM, o projecto desenvolve-se em torno de um património (material e imaterial) único, de grande relevância para o conhecimento da história do Homem e da sua relação com a natureza, potenciando a salvaguarda desse património e das "marcas", a rentabilização e a reanimação dos territórios, aproveitando a elevada atractividade do tema para uma procura turística crescente de experiências diferenciadas.

Esta exposição chega agora ao Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova, em pleno Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, uma região com importantes geomonumentos como as Portas de Almourão ou o Miradouro Geomorfológico das Corgas, e com uma forte tradição mineira que remonta à exploração do ouro no período romano, nas margens do rio Ocreza.

Iniciativa do Complexo Mineiro Romano de Tresminas e Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, em colaboração com os Parceiros do Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico do Norte de Portugal: Arouca Geopark, Parque Geológico do Vale do Terva, Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, Geopark Terras de Cavaleiros, Museu da Pedra de Marco de Canaveses, Museu de Jazigos Minerais Portugueses, Ecomuseu de Barroso - Centro Interpretativo das Minas da Borralha, Minas de Ouro de Castromil, Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, Museu da Lousa, Parque Paleozóico, Museu da Geologia Fernando Real da Universidade de Trás-os-Montese Alto Douro, Museu do Volfrâmio de Cerva, Minas de Argozelo e Geoparque Litoral de Viana do Castelo.


© 2012 - 2021 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo das 09h00 às 18h00.

Aos fins de semana e feriados o Centro encerra no período entre as 12h30 e as 13h30.

Horário de Verão
(de 16 de junho a 15 de setembro)
Terça a domingo das 09h30 às 18h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

nota

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, nº 97, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal

O CCVFloresta tem livro de reclamações online!


Clean & Safe - Turismo de Portugal Clean & Safe - Turismo de Portugal

Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia