Loja Online

Twitter Facebook Instagram

Já Experimentaste?

Reabertura do CCVFloresta - faça já a sua reserva! Saiba mais...

As Formas do Cobre

As Formas do Cobre

Exposição - até 31 de dezembro

O cobre é um elemento químico (Cu) metálico de cor vermelha-pálida, maleável, dúctil e relativamente macio. Na Natureza, o cobre encontra-se no estado puro – nativo – ou em minerais, mais ou menos complexos, pertencentes a várias outras classes. O cobre representa o passado, presente no futuro da Humanidade. A extração de cobre em Portugal teve início no Calcolítico e continua na atualidade, com importância para a economia portuguesa.

A exposição fotográfica “AS FORMAS DO COBRE” pretende apresentar a diversidade do mundo mineral, com recurso a FORMAS inovadoras de ver FORMAS da natureza que condicionam FORMAS de sociedade.

Mais Informação: As Formas do Cobre - Centro Ciência Viva do Lousal

PEDRO NUNO ALVES

Pedro Nuno Alves nasceu em Monção, no norte de Portugal. O gosto pela mineralogia começou muito cedo. Com apenas 3 anos de idade já colecionava cristais de quartzo, que abundavam na região onde nasceu. Mas foi no ano de 2000 que a paixão pela mineralogia se consolidou. A visita a antigas explorações minerais, em Espanha e em Portugal, permitiu fazer crescer a coleção e a curiosidade para saber mais sobre a mineralogia e a natureza dos minerais. Após a obtenção de uma licenciatura em geologia, pela Universidade do Minho, iniciou um curso de mestrado, altura em que foi desafiado a abraçar um projeto mineiro no Alentejo. Iniciou a sua carreira profissional como geólogo, mas rapidamente deu início à sua carreira profissional como mineralogista, ao aceitar o convite para coordenar um laboratório de mineralogia aplicada.

A vontade de publicar artigos relacionados com a mineralogia esteve presente desde o primeiro dia em que começou a sua formação académica. O seu primeiro artigo foi apresentado no Congresso Nacional de Geologia, realizado na Universidade do Minho, no ano de 2010. A comunicação oral de que foi autor valeu-lhe o prémio de melhor apresentação na categoria de mineralogia, atribuída a estudantes dos 3 ciclos de estudos universitários. O feliz desfecho da primeira apresentação serviu de estímulo para a escrita de vários artigos internacionais sobre a mineralogia de Portugal. Atualmente é diretor de uma publicação especializada – ACOPIOS -, a primeira revista sobre mineralogia topográfica escrita em português.

O interesse pela fotografia e, em particular, pela fotomicrografia, surge como uma necessidade para a ilustração dos seus artigos. Sendo esta uma área muito específica da fotografia, recorreu inicialmente a fotógrafos estrangeiros. Contudo, rapidamente abraçou este novo desafio e passou a dedicar algum do seu tempo à conceção e construção de equipamentos para produzir as suas próprias fotomicrografias de minerais. A exposição ”As Formas do Cobre” representa apenas uma ínfima parte das extraordinárias fotomicrografias que Pedro Nuno Alves obtém a um ritmo quase diário. Hoje é ele o autor de todas as fotomicrografias que publica nos seus artigos, sendo atualmente a atividade relacionada com a mineralogia a que dedica mais tempo.


Centro Ciência Viva do Lousal

© 2012 - 2021 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo das 09h00 às 18h00.

Aos fins de semana e feriados o Centro encerra no período entre as 12h30 e as 13h30.

Horário de Verão
(de 16 de junho a 15 de setembro)
Terça a domingo das 09h30 às 18h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, nº 97, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal

O CCVFloresta tem livro de reclamações online!


Clean & Safe - Turismo de Portugal Clean & Safe - Turismo de Portugal

Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia