Visite o CCVFloresta com toda a segurança!
Faça já a sua reserva! Saiba mais...
Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 18 e 24 de novembro 2024, a ciência será novamente a grande protagonista. Vamos dar a conhecer os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento e o bem-estar da sociedade.
Este ano, comemoramos o Dia da Floresta Autóctone com mais uma partilha de conhecimento sobre tudo o que o pinhal nos dá.
A exposição "Quando a Inteligência Artificial Gera Provérbios sobre a Floresta" convida o público a refletir sobre a relação entre natureza, sabedoria popular e a crescente influência das tecnologias digitais nas nossas vidas. Num mundo onde as máquinas começam a entender e a produzir textos que imitam a sabedoria ancestral, esta exposição propõe uma fusão entre o conhecimento tradicional dos povos indígenas e a visão futurista das inteligências artificiais.
Através de provérbios gerados por algoritmos, a exposição explora como a Inteligência Artificial pode não apenas imitar, mas também reinterpretar o significado de fenómenos naturais, acrescentando-lhes uma nova camada de complexidade e entendimento.
Reciclar é criar um novo ciclo de vida
A Floresta não é feita só de madeira, mas também de aromas. Algumas essências como o pinho, o alecrim e a alfazema são produtos da Floresta.
O BioAromas LIIS é uma resposta social destinada a jovens/adultos com necessidades especiais, a partir dos 18 anos, com grau de deficiência mental ligeiro a moderado/médio. O objetivo é o de promover, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas como de outras atividades lúdicas terapêuticas. Este é um Laboratório onde a deficiência é vista como uma oportunidade, onde a ciência é o motor para a integração e inovação social. Seguindo esta premissa será realizada a atividade velas ecológicas. Pretendemos assumir um compromisso válido, importante e necessário ao aumento da literacia destes jovens acerca da importância da ciência, conduzindo a uma cidadania mais ativa e inclusiva e promovendo processos de alteração de comportamentos. É uma atividade de educação ambiental (sensibilização e formação) rumo à adoção de práticas mais sustentáveis; designadamente a promoção de uma nova atitude relativamente à valorização de recursos como a água (contaminação da água por óleo doméstico deitado no lava loiças da cozinha) promovendo a alteração de comportamentos.
O publico alvo irá aprender a fazer velas ecológicas e a reciclar ao mesmo tempo.
Famílias, que tal um momento especial para se conectarem com a natureza e cuidarem do planeta juntos? Venham até ao Centro Ciência Viva da Floresta e participem na atividade Senhor Cabeça Verde! Esta é uma oportunidade de aprender sobre sustentabilidade, trabalhar em equipa e, acima de tudo, divertirem-se a criar o vosso "Cabeça Verde" personalizado.
Descubra as 600 atividades que a Ciência Viva preparou para si!
Faça a sua reserva!
Exposição
Exposição temporária - até 31 de dezembro
Exposição temporária - até 31 de dezembro
4 de dezembro
Terça-feira a domingo - 09h00 às 18h00
Fins de semana e feriados - Encerra entre as 12h30 e as 13h30
Terça-feira a sexta-feira - 09h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados - 09h30 às 12h30 e 13h30 às 18h30
Análise de vinhos - terça a quinta-feira, dentro do horário de funcionamento do CCVFloresta e sexta-feira até às 14h00
Controlo de maturação e análise a mostos
Manhã: 10h00 - 11h00 e das 11h15 - 12h15
Tarde: 14h00 - 15h00, 15h15 - 16h15 e das 16h30 - 17H30
Encerrado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro
Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, nº 97, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL
info@ccvfloresta.com
Tel.: (+351) 274 670 220
«Chamada para a rede fixa nacional»
Telem.: (+351) 968 352 095
«Chamada para rede móvel nacional»
Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa