Loja Online

Twitter Facebook Google Plus

Já Experimentaste?
Prepare a sua visita! Estamos prontos para o receber com toda a segurança. Saiba mais...

Experiências (g)Astronómicas

Experiências (g)Astronómicas

 

 

Venha descobrir a relação entre túmulos da antiguidade e a Astronomia.

Perca-se no céu e sinta a que sabe a Lua.

Deixe-se encantar pela luz do fim de tarde e identifique os planetas que 'despertam'a essa hora.

Navegue pela Via Láctea e leve consigo o aroma das estrelas.

Feche os olhos, sinta o vento que leva as poeiras, sonhe longe e viva de perto novas emoções.

 

Levantanto um pouco o véu sobre o jantar: já alguma vez imaginou que podia ter o céu no prato? Uma chuva de estrelas... planetas a rodopiar... e até um vulcão a entrar em erupção mesmo à sua frente?

Pois é! Mas só mesmo estando lá!

Evento onde a Astronomia se alia às várias ciências culminando na gastronomia de sabores cósmicos. Desde os primórdios do homem que da análise do céu se traçavam rotas, se definiam épocas de plantio e colheitas, se controlavam as ‘horas’ dos dias, se desenhavam deuses e se procurava adivinhar o futuro.

Das várias ciências que se cruzam com a astronomia, a arqueologia e a fotografia serão duas das abordadas nesta noite a par de algumas conversas sobre a atualidade cósmica. Será ainda tempo para troca de ideias/saberes e sabores, em ligeiras caminhadas dinâmicas, aproveitando os especialistas convidados: Miguel Gonçalves (Coordenador da Sociedade Planetária), José Matos (FISUA), Miguel Claro (DarkSky Alqueva), Rui Lopes (Chef – Escola Profissional de Alcobaça e Consultor).

O ponto de encontro será na Cafetaria/Galeria do Parque Urbano, para um cocktail cósmico e um briefing sobre a atividade. A partir daqui os participantes seguem com a equipa organizadora, em autocarro, num circuito pré-definido (mistério…) e diferente a cada ano. Haverá lugar a algumas surpresas e a um ‘jantar de estrelas’. No final da atividade os participantes serão transportados até ao Parque Urbano.

Inscreva-se, pois só temos lugar para 75 ‘estrelas’

Oradores

Carlos Silva

Carlos Silva

Chef

Chef de Cozinha e Formador na EPADRC. Desenvolve a sua atividade gastronómica há cerca de 30 anos. Um apaixonado pela gastronomia tradicional portuguesa, com relativa facilidade recria novas receitas a partir do tradicional, nunca descurando o respeito pelo conhecimento e sabedoria da tradição, como é exemplo a Cornucópia e o Pudim de Maçã de Alcobaça. Estes dois exemplos da doçaria clássica conventual portuguesa, reinventados pelo Chef Carlos Silva, foram medalhados no ano passado com Menção Honrosa e 1º Lugar, respetivamente, na 17 Mostra Internacional de Doces Conventuais.

João Caninas

João Caninas

Arqueólogo

É membro da Associação de Estudos do Alto Tejo, da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Associação Profissional de Arqueólogos. Participa e dirige projetos de investigação arqueológica. É co-autor de publicações desde 1978. Desde 1996 é consultor em património Cultural, colaborando com diversas empresas na elaboração de instrumentos da política de ambiente e no acompanhamento arqueológico de obras, através de EMERITA Empresa Portuguesa de Arqueologia. Dirige o CAIPN desde 2012.

José Matos

José Matos

Astrónomo

É divulgador e formador na área da astronomia e visita regularmente escolas do ensino básico e secundário. Dinamiza com frequência sessões públicas e é comentador na Rádio Renascença em questões relacionadas com a astronomia e exploração espacial.

Miguel Claro

Miguel Claro

Astrofotógrafo

Fotógrafo profissional, autor, comunicador e formador. Astrofotógrafo oficial da reserva Dark Sky Alqueva - o primeiro destino turístico do mundo certificado como "Starlight Tourism Destination", é membro da equipa internacional de fotógrafos TWAN - The World at Night - e Foto-Embaixador do ESO - European Southern Observatory. É formador em fotografia da equipa Fotonature - "Experiências Fotográficas" e presidente do júri do concurso Internacional "Photo Nightscape Award" que se realiza anualmente em Paris.

Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves

Coordenador da Sociedade Planetária

Um dos cronistas residentes da revista JN História e desde outubro de 2011 que coordena e apresenta a rubrica semanal A Última Fronteira no programa Bom Dia Portugal, RTP1/3/Internacional. É também comentador de Astronomia e Exploração Espacial do Jornal 2 (RTP2), envolvendo-se também em inúmeras sessões de divulgação de Astronomia. Trabalhou no Planetário do Porto, participou em eventos e exposições do Centro Multimeios de Espinho e foi cofundador do Grupo de Informação e Recreação Astronómica (GIRA). Em 1997 é convidado para Coordenador Nacional da The Planetary Society (Sociedade Planetária), a maior agência espacial não-governamental do mundo.

Rui Lopes

Rui Lopes

Chef

É formador nas áreas de gastronomia, consultor de gestão da restauração privada, coletiva e comunitária. Um apaixonado pela culinária, pela tradição gastronómica, pela natureza e pelas pessoas. Gosta de desafios e trabalhar em equipas multidisciplinares, com jovens, e com todos os que, sendo menos jovens, não perdem nunca o espírito do desafio e da aprendizagem. Colabora com o projeto BioAromas realizando anualmente a atividade "As Plantas Aromáticas e Medicinais na Alimentação" por ocasião do Dia Mundial da Alimentação.

Inscreva-se

© 2012 - 2020 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo (incluindo feriados) das 09h30 às 18h30

Aos fins de semana e feriados o Centro encerra no período entre as 12h30 e as 13h30.

Horário de Verão
(julho, agosto e setembro)
Terça a sexta das 09h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 19h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal


Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia