Loja Online

Twitter Facebook Google Plus

Já Experimentaste?

Torna-te um Herói Eco no dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

“Torna-te um Herói Eco” no Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência

O Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência vai focar-se mais uma vez na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODSNU). Os museus e centros de ciência do mundo inteiro poderão associar-se ao evento com base na sua história e contexto local. Apesar do anúncio tardio, um grupo de 4 centros de ciência: Hidrodoe, na Bélgica, Planetarium Science Centre, no Egipto, Centro Ciência Viva da Floresta, em Portugal e Universum, no México, têm estado a preparar um programa especial. Baseado no conceito “Eco Herói”, desenvolvido por Pamela Peeters, decidiram unir forças para abordar diferentes ameaças globais para o planeta: água (BE), solo (EG), ar (MX) e florestas (PT) através de uma estratégia comum.

Torna-te um Herói Eco

O “Eco Hero Lab” é ao mesmo tempo um programa escolar e um portal online que inspira os jovens para se tornarem protetores do planeta. A ciência sobre os ecossistemas do nosso planeta é apresentada às crianças na forma de vídeos que são depois convidadas a dar vida à ciência na sua própria escola através dos 5 “Desafios Herói Eco”. Para este especial “Dia dos Museus e Centros de Ciência”, cada um dos centros de ciência participantes vai trabalhar com escolas locais as melhores formas de trabalhar estes 5 desafios dentro de cada um dos ecossistemas escolhidos. Os cinco desafios são: Corta na Carne; Reduz o Desperdício; Explora a Vida Selvagem; Desliga a Luz e Melhora o teu Bem-estar.

Os jovens das escolas locais que queiram tornar-se “Heróis Eco” podem descarregar um kit de ferramentas disponíveis no site do Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência ou no site do “Eco Hero Lab” para os ajudar com o projeto. São então convidados a fazer vídeos sobre a sua experiência que incluam uma mensagem que querem partilhar com o mundo. Os centros de ciência locais irão selecionar um ou dois dos melhores vídeos para exibir no evento final que será transmitido online no dia 10 de novembro de 2019.

A iniciativa está a ser apoiada desde o início pelo Grupo Principal das Nações Unidas para Crianças e Jovens. Organizações locais e parceiros do GPNUCJ associam-se aos centros de ciência para apoiar a criação de vídeos, elaborar o conteúdo científico e promover eventos dirigidos ao público jovem.

No evento final irão ser exibidos os vídeos das escolas e serão feitas apresentações por especialistas nos quatro temas para explicar em que estado estamos na proteção da água, solo, ar e florestas. O GPNUCJ irá convidar jovens cientistas para contribuir com as suas visões acerca dos desafios com um duplo objetivo, contribuir para o entendimento do problema e possíveis soluções, e para servirem de exemplo para os jovens inspirando-os a usar a ciência para tomarem decisões informadas acerca das suas vidas e do planeta.

Mais informação:

Programa “Heróis Eco”: www.myecohero.com (Pamela Peeters, pamela@pamelapeeters.com)
Dia Internacional dos Museus e Centros de Ciência: www.iscsmd.org

Elisabete Pereira
elisabete.pereira@ccvfloresta.com
T. 968 352 095


© 2012 - 2019 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo (incluindo feriados) das 09h30 às 18h30

Horário de Verão
(Junho, julho, agosto e setembro)
Terça a sexta das 09h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 19h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal


Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia