Loja Online

Twitter Facebook Google Plus

Já Experimentaste?

Postal Elétrico

Postal Elétrico

Vamos construir um postal interativo criando um circuito elétrico simples!

O que é um circuito elétrico?

Como sabes a eletricidade está muito presente no nosso dia-a-dia. É ela que faz funcionar as lâmpadas, a TV, o Microondas e todos os aparelhos que utilizamos nas nossas casas, até o telemóvel que transportamos no nosso bolso!

Para fazer funcionar esses aparelhos a eletricidade tem que se deslocar num circuito, da mesma maneira que a água que se desloca num ribeiro faz andar a mó de um moinho!

A eletricidade circula apenas através de alguns materiais a que chamamos condutores. Os melhores condutores são metais e são esses que utilizamos na nossa rede elétrica e nos nossos aparelhos.

Aos materiais que se opõem à passagem da eletricidade chamamos isolantes ou isoladores.

O fio do carregador do telemóvel ou o cabo que liga o computador à tomada é constituído por condutores de cobre revestidos por um plástico isolante.

Altenção: O nosso corpo é condutor de eletricidade, é por isso que a eletricidade é tão perigosa para nós!

Para fazer o nosso circuito elétrico também vamos ter que combinar materiais isolantes com materiais condutores!

De que materiais precisamos?

  • 1 folha de papel - Nós preparámos um modelo para facilitar a construção do nosso circuito. Clica aqui para descarregar.

  • Fita de Cobre Adesiva - Este vai ser o nosso material condutor. Podes encomendar online:
    https://www.castroelectronica.pt
    https://mauser.pt

  • Fita-cola transparente

  • Tesoura - Vamos precisar da tesoura para cortar a fita-cola e a fita de cobre adesiva.

  • 1 Pilha de relógio CR2032 - Esta vai ser a nossa fonte de eletricidade, tem pouca intensidade e por isso não é perigosa para nós! Podes encomendar online:
    https://www.castroelectronica.pt
    https://mauser.pt

    A pilha tem duas faces distintas a que chamamos polos, um polo positivo (identificado com o sinal +) e um polo negativo. Quando colocamos os dois polos em contacto, no interior da pilha acontecem reações químicas que provocam a transferência de partículas chamadas eletrões de um lado para o outro. Estes eletrões são libertados no lado negativo e são aceites no lado positivo da pilha. É o movimento destes eletrões através do circuito que faz funcionar os aparelhos.

  • 1 LED SMD - Os LED são componentes eletrónicos que emitem luz e que consomem pouca energia. Eles podem ter muitas formas e tamanhos, neste caso vamos usar um LED SMD. Estes LED são habitualmente muito pequenos mas são ideais para usar no nosso projeto! Podes encomendar online:
    https://www.castroelectronica.pt
    https://mauser.pt

    Os LED são componentes eletrónicos especiais porque só permitem a passagem de corrente elétrica num sentido. A este tipo de componentes chamamos díodos. Isso significa que, tal como as pilhas, têm um polo positivo e um polo negativo. Ao montar o circuito temos que ter isso em conta para que a eletricidade possa circular!

  • Pinça - Vamos precisar da pinça para manipular o LED.

Material
Imprime o modelo

1.

Descarrega o ficheiro com o modelo e imprime (frente e verso). Clica aqui para descarregar.


Dobra a Folha

2.

Dobra a folha ao meio.


Dobra o Canto

3.

No interior da folha, dobra o canto como indicado na figura. Usa a linha preta como referência para fazeres o vinco.


Cola a Fita de Cobre

4.

Cola a fita de cobre sobre as linhas previamente marcadas. Começa junto ao ponto onde posteriormente vais colocar o LED.


Dobra o Canto sem Cortares e Fita

5.

Dobra o canto como indica a figura. Importante: não cortes a fita para fazer o canto, A fita deve manter-se inteira para facilitar a passagem da corrente elétrica. Vê no vídeo abaixo como deves fazer:


Instala e Fixa a Pilha

6.

Coloca a fita como indicado na figura. O polo negativo (-) para baixo e o positivo (+) para cima. Fixa a pilha com fita cola. Atenção: lembra-te que a fita-cola é isolante, deves deixar espaço para permitir o contacto com a fita de cobre.


Instala o LED

7.

Localiza os contactos metálicos no teu LED, devem existir dois, um positivo e outro negativo. Estes têm que ficar em contacto com a fita, um do lado positivo e outro do lado negativo. Nem sempre é fácil identificar a polaridade nestes LED por isso recomendamos que faças um teste: coloca o LED com a ajuda da pinça, pressiona ligeiramente para facilitar o contacto e ao mesmo tempo pressiona a aba do papel por cima da pilha para fechar o circuito. Se o LED não acender, inverte a sua posição e tenta de novo!

Finalmente, fixa o LED coma fita-cola e fecha o postal! Quando pressionares o botão acendes a luz do led que te revela uma mensagem importante!


Fecha o Postal

8.

Finalmente, fixa o LED com a fita-cola e fecha o postal! Quando pressionares o botão vermelho fechas o circuito e a luz do LED acende revelando uma mensagem importante!

Parabéns! Já fizeste o teu primeiro circuito elétrico. Agora temos mais um desafio para ti: pega numa folha em branco e desenha o teu próprio circuito. Envia uma foto do teu postal para info@ccvfloresta.com. Até já!


Descobre mais circuitos elétricos em papel aqui:
https://www.makerspaces.com/make-paper-circuits-for-easter

Descobre todas as atividades que os Centros Ciência Viva prepararam para fazeres em casa:
http://cienciaviva.pt/ciencia-viva-em-casa/



© 2012 - 2020 Centro Ciência Viva da Floresta

Horário de Funcionamento

Terça a domingo (incluindo feriados) das 09h30 às 18h30

Horário de Verão
(Junho, julho, agosto e setembro)
Terça a sexta das 09h30 às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 10h30 às 19h30

O Centro encerra ainda nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro

Política de Privacidade

Contactos

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL

info@floresta.cienciaviva.pt
Tel.: (+351) 274 670 220
Telem.: (+351) 968 352 095
Fax.: (+351) 274 670 228

Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa

Risco de Incêndio Florestal


Rede Nacional de Centros Ciência Viva

Município de Proença-a-NovaCiência Viva - Agencia Nacional para a Cultura Científica e TecnológicaMais CentroQRENUnião Europeia